renata viaja..: Bahia - Morro de São Paulo
renata viaja..
Home Brasil Américas Caribe Europa Dicas Gerais
Bahia - Morro de São Paulo Plano B na Bahia é assim..
Depois do nosso plano frustado de ir pra Mangue Seco por causa da chuva tive que recorrer ao plano B. Faz parte né.. ainda bem que na Bahia tem como bolar o plano B, C, D.. tem tanto lugar bonito.. E lá fomos nós pra Morro de São Paulo.
Plano A: furada!
Duas horas depois: plano B
Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, mais ao sul de Salvador. Essa região é conhecida como a Costa do Dendê. Pra chegar à ilha é necessário pegar um barco ou avião. De barco as saídas partem de Salvador (2h de viagem) ou de Valença (30 min).
Dá pra chegar de todo jeito
Quando eu morava por lá, fui algumas vezes em Morro e sempre amei esse lugar. Ele está nas minhas melhores memórias da infância. Na época não havia opção de avião e nem barco de SSA. O estilo era pegar traineira em Valença em 1:30 de viagem sofrida! Mas valia o sacrifício. Hoje tá molezinha pra chegar lá. Mas mesmo assim ainda não é um lugar de fácil acesso. Além da jornada pra chegar, o lugar é literalmente um morro. Ao desembarcar tem que subir um morrão e pra ir e voltar das praias também. Portanto esteja preparado!
Chegamos em Morro no final do dia. Ao chegar no desembarque esteja preparado para além da subida, ser sufocado pelos “guias” locais te oferecendo pousada, passeio ou qualquer outra coisa que você esteja procurando em Morro. Lá já foi um lugar bem sossegado, mas hoje o negócio é mais movimentado.
A divisão de lá é bem simples: centro (alto do morro), Primeira Praia (logo abaixo do centro), Segunda Praia (com vários quiosques de praia), Terceira Praia (Sem quiosques, só pousadas), Quarta Praia (hotéis mais sofisticados) e Quinta Praia (longe pra cacete, coqueiros, poucos e exclusivos hotéis).
Decidimos nos hospedar na Terceira Praia. Eu gostei muito de ficar hospedada por lá, mesmo a pousada sendo uma porcaria. Por ser afastada no centro, garante sossego. Mas esteja preparado para uma boa caminhada todas as noites para o centro. O que salva é que o caminho vai beirando o mar e é uma delícia. Vale demais.
Caminhando pro centro
E no meio do caminho tinha uma lua cheia!
Como disse a pousada que ficamos era horrível, nome da famigerada: Aradhia. Quando chegamos parecia amigável, na beira da praia e tal. Mas com o passar, vimos que era uma zona, nunca tinha gente na recepção, o café da manhã era servido pras moscas e não para os hóspedes. Parecia que não tinha ninguém pra cuidar do lugar, muito estranho.
A única coisa boa da pousada: a vista
Com o pouco tempo, resolvemos gastar nosso único dia inteiro com o passeio de barco que dá uma volta completa na ilha de Tinharé com direito a parada nas piscinas naturais de Moreré e na Vila Velha de Boipeba. Depois desse ponto o passeio é por dentro do rio do Inferno. O passeio sai do final da Terceira Praia e é super fácil encontrar o pessoal vendendo o tal passeio.
Demos sorte de pegar um barqueiro super gente boa: o Rasta. Além de explicar várias coisas bacanas sobre o lugar, ele deixava a turma super a vontade e o barco dele tinha até uma trilha sonora produzida especialmente para o passeio (quando entramos no rio, na parte do mangue, começou a tocar Chico Science). Recomendo.
Piscinas de Moreré
Chegando em Boibepa
A boa vida de Boibepa
Nossa ideia era chegar em Morro, por volta das 17h pra dar tempo de subir até a Toca do Morcego que é um lounge/boate onde rola o melhor por do sol do lugar. Mas o Rasta se empolgou em uma das redes da Velha Boipeba e o passeio atrasou, chegamos em Morro só as 17:30 e não deu tempo. Mas, pelo que vi das fotos, super recomendo quem estiver por lá subir até a Toca, além do por do sol, dizem que o agito é garantido.
Tive que me contentar com este por do sol
No dia seguinte, nosso último, ficamos de rolé por Morro mesmo. Subimos até o farol, onde é proibida a entrada. Mas a boa é ir até a tirolesa, daonde pode se ter uma vista incrível de Morro. Se vc for corajoso pode se jogar dali mesmo. Depois de descer, (a pé) ficamos ocupados em curtir a praia.
Vista da Tirolesa
O mais perto que dá pra chegar do farol
Piscinas da Segunda Praia
Piscinas da Quarta Praia
Quinta Praia ao fundo
Ir embora de Morro é um capítulo a parte, não só pela sensação de deixar o paraíso para voltar à vida real. É clássica a história da volta de barco de Morro pra Salvador. O mar bate demais na volta e o enjoo é certo. Pegamos o último catamarã, de 17h. Nesse dia o mar estava tão violento que a viagem durou 3h. Teve gente passando mal a viagem toda, até o marinheiro passou mal, pra vc ter uma ideia do drama! Até eu que nunca passo mal em barco, fiquei meio enjoada (mas não cheguei as vias de fato). Portanto, se vc tem problema, recomendo fortíssimo se preparar antes de pegar o caminho de volta: ou toma um remédio ou considere a hipótese de voltar por Valença.
Impressões Gerais
Eu amo Morro. É claro que não encontrei o mesmo lugar de 20 anos atrás, mas a energia do lugar ainda é muito bacana.
Só não recomendo ir prá lá em datas especiais, tipo carnaval, ano novo, semana santa, porque o lugar fica insuportável. Mesmo.
You might also like Ibiza - Ilhas Baleares renata viaja..: Menorca - Ilhas Baleares renata viaja..: Curaçao em dois dias renata viaja..: A viagem de fazer uma mala Recomendado por Marcadores: bahia, brasil, morro de sao paulo Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut 0 comentários:
Postagem mais recente Início Postagem mais antiga Voltar ao topo Próximas Viagens
California Las Vegas Visconde de Mauá - RJ Barra Grande - BA Natal
A viajante Minha foto
Renata Maia Rio de Janeiro Apaixonada por viagens. Blog feito por diversão, sem grandes pretensões.
Visualizar meu perfil completo Países Visitados Create your own travel map - TravBuddy Seguidores Tecnologia do Blogger. Formulário de contato
Nome
E-mail *
Mensagem *
Inscreva-se na nossa Feed
Copyright © 2013 renata viaja.. - Template by SoraTemplates and Blogger Templates Tradução:Templates para Blogger fonte:http://renataviaja.blogspot.com.br/2014/04/bahia-morro-de-sao-paulo.html
|